Janeiro Branco e os benefícios dos planos de saúde e seguro de vida para colaboradores.

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco tem o objetivo de trazer conscientização e esclarecimentos para o cuidado com a saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido como marco por simbolizar o início do ano, um período de reflexão e planejamento.

O objetivo do Janeiro Branco é promover a conscientização sobre a saúde mental, desmistificar preconceitos relacionados a transtornos mentais, e incentivar as pessoas a buscarem ajuda quando necessário. O ambiente corporativo deve ser um lugar onde possibilita a conversa e o bem-estar psicológico dos funcionários, para desenvolver um lugar saudável e produtivo.  

Conheça mais benefícios e saiba como engajar sua equipe, clique aqui e baixe o e-book completo!

Desenho de mulher meditando ao centro com imagens de talheres, pesos de academia, bateria, coração, maleta de trabalho, relogio ao redor do desenho.
Janeiro Branco: manter a saúde mental em dia é importante para todas as áreas da vida.

Entenda como os planos de saúde e seguro de vida podem beneficiar empresas e colaboradores.

Na hora de avaliar uma oportunidade de trabalho muitas pessoas levam em consideração os benefícios que vão receber além do salário, cultura empresarial e modalidade de trabalho.

Conheça os benefícios mais atrativos para seus funcionários clicando aqui.

Planos de saúde e seguro de vida podem contribuir para as ações do Janeiro Branco. Assim como os diversos meses que possuem conscientização sobre outras doenças, como por exemplo o Outubro Rosa e Novembro Azul.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a procura por atendimento de saúde mental por segurados de planos de saúde aumentou em 2022, em comparação com o ano anterior.

Consultas com psicólogos aumentaram 25%, de cerca de 28 milhões de consultas, para 35 milhões. As internações por transtornos mentais aumentaram 21%, chegando a 267 mil. Para consultas com psiquiatras foi registrado crescimento de 6%, chegando a 5,6 milhões de atendimentos.

Colaboradores que se sentem bem, física e mentalmente, possuem maior motivação, concentração e capacidade de lidar com diversas situações. Podendo desenvolver formas mais criativas e inovadoras no seu trabalho e tendo uma boa relação com chefes e colegas.

Quando a saúde é deixada de lado, problemas como estresse, ansiedade, desatenção são mais comuns. Gerando uma baixa produtividade, um ambiente de trabalho insalubre e aumentando a rotatividade dos funcionários.

Dados como este mostram como as empresas podem investir na saúde dos colaboradores e se destacar em relação aos concorrentes. 

Veja algumas maneiras que sua empresa pode adotar para ter um ambiente mais saudável.

Ações que sua empresa pode fazer para promover um ambiente saudável e produtivo.

A relação com o trabalho vem mudando a cada ano. Após a pandemia muitas empresas adotaram a forma de trabalho híbrido ou remota. E com essas mudanças, os funcionários buscam cada vez mais empresas que atendam suas expectativas.

A forma como as empresas lidam com o tema saúde mental é um grande indicativo para atrair ou repelir colaboradores. Mais do que nunca esse assunto virou ponto decisivo para os candidatos!

O Janeiro Branco no ambiente corporativo pode ser uma oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental, reduzir estigmas associados aos transtornos mentais e criar uma cultura organizacional mais saudável e sustentável. Essas práticas não apenas beneficiam os colaboradores, mas também contribuem para o aumento da produtividade, engajamento e satisfação no trabalho.

Veja algumas ações que sua empresa pode implantar:

  • Campanhas de conscientização: utilizar canais de comunicação interna para disseminar informações sobre saúde mental, desmistificando preconceitos e incentivando a busca por ajuda.
  • Palestras: organizar eventos com profissionais da área da saúde para falar sobre temas relacionados à saúde mental, gestão do estresse e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Programas de bem-estar: implementar programas que promovam o bem-estar dos colaboradores. Práticas de mindfulness, ginástica laboral, entre outras medidas que ajudem a criar um ambiente mais saudável.
  • Planos de saúde e seguro de vida: oferecer benefícios como planos de saúde e seguro de vida, onde os funcionários podem procurar ajuda profissional de forma mais fácil.

Janeiro Branco e a importância do cuidado mental para as empresas.

Proporcionar ambientes saudáveis e oportunidades de conhecimentos e acolhimento é fundamental para o desenvolvimento das equipes. Funcionários que se sentem apoiados e que têm a oportunidade de buscar ajuda médica quando necessário, podem trazer muitos frutos para a empresa.

Além do fator humano e empático, a criação de estratégias para o bem-estar mental dos colaboradores potencializa o desenvolvimento da empresa, criando um ambiente produtivo, saudável e humano.

Levar as ações do Janeiro Branco para o ano todo é a receita de uma empresa de sucesso. Incentivar o diálogo e a conscientização para que todos sejam acolhidos e com a certeza de pertencer a uma equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *