Outubro rosa: prevenção do câncer de mama.

No mês de outubro sempre ouvimos falar sobre o movimento Outubro Rosa, mas você sabe o que é isso e o que significa? O mês de outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa. A data é comemorada desde os anos 90 para realização de diversas atividades relacionadas a conscientização e prevenção do câncer de mama.

A cor e o símbolo, um laço rosa, são utilizados por diversas instituições e empresas públicas e privadas durante todo o mês de outubro para lembrar e apoiar a causa. Empresas e pontos turísticos por todo o Brasil utiliza a cor rosa na fachada de prédios como forma de apoio ao movimento.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta mulheres no Brasil, representando mais de 25% de todos os tipos de câncer que atinge as mulheres. No ano de 2019 foram estimados 59.700 novos casos.

Além da conscientização para o tratamento do câncer de mama, recentemente também estão sendo divulgadas informações sobre câncer do colo do útero.

Quais os sinais da doença?

Para verificar os sinais da doença deve ser observado a região das mamas e axilas as seguintes alterações:

  • caroços endurecidos;
  • a pele na região da mama avermelhada;
  • inchaço em uma parte da mama ou em toda a região;
  • dores na mama;
  • diferença de tamanho de uma mama para outra;
  • secreção de líquido no mamilo sem causa;
  • nódulos na região do pescoço ou nas axilas.

Como realizar o autoexame?

O autoexame é muito importante, pois permite a mulher conhecer melhor o seu corpo e perceber caso tiver alguma alteração. O autoexame pode ser feito todos os meses de 3 a 5 dias após a menstruação, pois é quando a região das mamas está menos sensível.

É no autoexame que muitas mulheres conseguem perceber alterações no corpo. Realizar os exames e iniciar o tratamento adequado antes da doença ficar mais grave contribui para a prevenção do câncer de mama. A partir dos 40 anos de idade é indicado a realização do exame de mamografia. 

Para fazer o autoexame é importante realizar em 2 posições diferentes, em pé e deitada.

Em pé em frente ao espelho observe cor, tamanho e forma das mamas seguindo os passos:

  1. Com os braços estendidos na lateral do corpo.
  2. Com os braços levantados e as mãos atrás da cabeça.
  3. Com as mãos na cintura.

 

Deitada deve ser observado a presença de caroços na região das mamas e axilas.

  1. Deite com a cabeça apoiada na mão direita. Com a mão esquerda apalpe levemente toda a mama direita realizando movimentos circulares.
  2. Repita o movimento com o lado esquerdo.

Em pé durante o banho também é possível realizar o autoexame. Caso for encontrado algo fora do comum como mudança na coloração da pele, deformação das mamas ou caroços na região das mamas ou axilas, entre em contato com o médico.

O que é o exame de mamografia?

A mamografia é um exame de raios X realizado para ajudar no diagnóstico do câncer de mama. Com o exame é possível encontrar nódulos nas mamas com maior precisão, para identificar se os nódulos são malignos ou benignos é solicitado uma biópsia pelo médico.

Normalmente o exame é recomendado a partir dos 40 anos de idade, porém em casos da doença na família o médico pode solicitar antes dessa idade a realização do exame.

Para a realização do exame a mama é colocada em um aparelho apoiada entre duas placas para a gravação das imagens em raios X. Não existe nenhuma pré-indicação antes ou após a realização do exame.

A mamografia também é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do encaminhamento médico.

Como realizar a prevenção do câncer de mama?

Não existe uma receita exata de como prevenir o câncer de mama, já que o surgimento está ligado a diversos fatores, por exemplo, o genético.

Algumas ações podem ser tomadas para diminuir o risco do desenvolvimento da doença em até 28%. São práticas para manter uma vida mais saudável.

O controle do peso corporal, evitando a obesidade por meio da alimentação saudável com todos os nutrientes necessários para o corpo, a prática de exercícios físicos adequado para cada pessoa são algumas ações indicadas para evitar o câncer de mama e ter uma melhor qualidade de vida.

Procurar informações sobre o tema, realizar o autoexame e ficar atenta aos sinais do corpo são passos importantes para a prevenção. Quando acompanhado e tratado desde o início, maior a possibilidade de cura. Não deixe que o preconceito ou a falta de informação prejudique a sua saúde. 

O conhecimento é a chave para eliminar o preconceito, realizando o tratamento no momento certo o câncer de mama tem cura. Surgiu alguma dúvida a respeito do assunto? Procure um médico de confiança e converse a respeito do tema.

1 pensamento em “Outubro rosa: prevenção do câncer de mama.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *