Sinistro: conheça melhor esse termo no mundo dos seguros.

sinistro de carro

Se você já pesquisou ou ouviu falar de seguros, já deve ter se deparado com o termo sinistro. No universo dos seguros há diversas nomenclaturas específicas. Para quem está pesquisando sobre um seguro, pode acabar se confundindo com esses termos. 

Para entender melhor o seu contrato de seguro e os termos desse universo, nós separamos um glossário com as nomenclaturas mais comuns. Seguindo a mesma linha, hoje iremos falar sobre outra situação própria dos seguros, o sinistro.

Quer entender melhor sobre sinistros de seguros? Acompanhe o nosso post. Aqui você irá entender o que é o sinistro, como funciona o acionamento e o modo de usar para terceiros, no caso de seguro auto.

Boa leitura. 

sinistro auto

O que é um sinistro?

Quando você contrata um seguro aparece a informação sobre o sinistro, mas você sabe o que é o sinistro?

O sinistro é a ocorrência de toda situação que possui cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. A forma como ocorreu a situação não importa, o que importa para o acionamento do sinistro é se essa situação é coberta e está indicada na apólice.

Por exemplo, você possui um seguro auto que cobre colisões. Caso essa situação ocorra, você pode acionar o sinistro. Quando ocorre o sinistro a seguradora irá indenizar o segurado.

Agora que sabemos o que é o sinistro, vamos entender como ele funciona.

Como funciona o acionamento do sinistro?

A situação pela qual você contratou o seguro aconteceu e agora? Como receber a indenização? Com quem entrar em contato? O que fazer?

Todo mundo contrata o seguro como uma forma de proteção, de cuidado, de preparo para o futuro. Porém o momento de acionar o sinistro não é o mais esperado. A forma de acionar o sinistro pode mudar de seguradora para seguradora e de acordo com o tipo de seguro. Quer saber quais são os seguros mais comuns, acesse aqui.

Quando ocorre o sinistro entre em contato imediatamente com a sua seguradora e informe o ocorrido. A sua seguradora irá orientar sobre a documentação necessária e os próximos passos. 

A Sorella conta com um departamento especializado em sinistros. Neste departamento realizamos todo o processo de acompanhamento, do início ao fim, dos casos de sinistros. Atendimento às aberturas de sinistro, orientações para os clientes, envio de documentos para as seguradoras e acompanhamento da resolução do caso.

Separamos algumas dicas que você deve ficar atento na hora de acionar o sinistro.

  • entenda se a situação que ocorreu é coberta pelo seguro;
  • tenha sempre o contato da seguradora de fácil acesso e ligue em caso de dúvida;
  • no momento de contratar o seguro já pergunte quais documentos e informações você precisará passar para acionar o sinistro.

Os sinistros mais comuns para acionamento são para os casos de seguro auto e seguro de vida. Entenda como prosseguir nestes casos.

Como acionar o sinistro para seguro auto?

No momento você pode ficar assustado e não saber muito bem como agir, porém é importante ter calma e seguir as seguintes instruções.

  1. Para abrir o sinistro será necessário a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e boletim de ocorrência, quando houver terceiros envolvidos;
  2. Se houve envolvimento com terceiro, realize o Boletim de Ocorrências (B.O);
  3. Caso precise solicitar o guincho, de preferência para solicitar diretamente com a seguradora.

Como acionar o sinistro para seguro de vida?

No seguro de vida as situações podem variar muito como afastamento temporário, invalidez permanente, ou mesmo morte. Nestes casos converse diretamente com o seu corretor, pois cada situação irá solicitar documentos específicos.

Em alguns casos é necessário verificar o tempo de franquia e carência, como nos casos de diária por incapacidade temporária. Comprovar a situação através de exames médicos como os seguros voltados para doenças graves, entre outros documentos.

Solicitar o sinistro do seguro não precisa ser uma tarefa difícil, sempre que você tiver qualquer dúvida pode entrar em contato com o seu corretor e questionar. Entender o seu seguro e o que envolve sobre prazos, carências, coberturas e franquia já evita confusões.

Conheça 10 mitos sobre seguros que você precisa saber para não acreditar mais e fique ainda mais por dentro do mundo dos seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *