Seguro de vida, tudo o que você precisa saber.

Com a pandemia do Covid-19 muita coisa mudou. A forma de se relacionar, de trabalhar, as prioridades, a valorização de diversos profissionais e principalmente a percepção sobre a fragilidade da vida. Entre tantas mudanças está a procura pelo seguro de vida individual. Segundo pesquisas, em comparação com março de 2019 para esse ano, houve um aumento de 136% nas vendas desse serviço.

Com a pandemia houve a necessidade de procurar maneiras de cuidar das nossas vidas e das pessoas que amamos, prevenindo para situações que não temos controle. O seguro de vida tem esse papel caso algo fora do planejado aconteça, possibilitando contar com uma segunda opção. 

Mas você sabe o que é o seguro de vida individual, o que esse serviço cobre, quais as suas vantagens e porque durante uma pandemia ele teve tanta procura? Acompanhe o nosso post que vamos explicar tudo para você. Boa leitura.

seguro de vida

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida pode ser individual ou coletivo. Seguro de vida coletivo é realizado entre a seguradora e a empresa, pessoa jurídica, os segurados concordam com a apólice. Nesse caso é levado em consideração o risco do grupo, de forma global, não individual. O valor do prêmio também considera o grupo como um todo, não apenas o indivíduo.

Já o seguro de vida individual é um serviço contratado direto pelo segurado, como pessoa física. Seu objetivo garante o pagamento de um capital após a ocorrência de um evento determinado em contrato. 

Ou seja, é o pagamento do valor estipulado, feito para o segurado ou dependentes, quando ocorrer uma situação descrita nas cláusulas do contrato. Essa situação pode ser morte, invalidez, doença grave, assistência funeral ou até mesmo a diária de incapacidade temporária (DIT), desde que esteja especificado no contrato.

O seguro de vida pode garantir auxílio para despesas relacionadas com a causa principal, no sustento de dependentes e na renda financeira, sempre respeitando o período de tempo informado no contrato.

Cada contrato determina quais são as situações cobertas e quais não são, chamadas de Riscos excluídos. O valor indenizado pode ser para o próprio segurado ou para a família, dependo de cada situação.

Quem pode contratar um seguro de vida?

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode contratar um seguro de vida. É importante ressaltar que quem possui problemas de saúde pode não ter a disponibilidade de algumas coberturas ou pagar mais.

Esse tipo de informação deve ser alinhado diretamente no momento da solicitação do seguro de vida. Nenhuma informação prestada pode ser falsa.

Para entender quais situações o seguro de vida cobre, continue a leitura.

O que o seguro de vida cobre?

Existem diversos tipos de contratos, dos mais básicos ao mais completos. Para saber o que cada um contempla é necessário verificar com a seguradora, também é importante analisar os riscos excluídos. O serviço mais básico oferece seguro contra morte natural ou acidental. Já os mais completos possuem diversos tipos de coberturas, confira algumas delas:

  • Diária por Incapacidade Temporária (DIT): prevê o pagamento do valor diário contratado em caso de afastamento da atividade profissional, decorrido de acidente ou doença, cobertos pelo seguro.
  • Doenças graves: capital contratado que será indenizado no caso de diagnóstico de uma das doenças graves cobertas pela seguradora, um ponto muito importante é que o combo de doenças graves entre as seguradoras são diferentes, por isso é necessário verificar em cada uma quais têm cobertura.
  • Antecipação por doença: quando o segurado apresenta quadro clínico irreversível, de doenças cobertas, é possível antecipar o pagamento da indenização de cobertura a morte.
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas: reembolso com despesas médicas que o segurado possui, decorrentes de acidentes pessoais cobertos.
  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente: pagamento do capital segurado, relativo à perda, à redução ou à impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão por lesão física, decorrente de acidente.

Dependendo de cada seguradora e de cada plano, os tipos de cobertura podem mudar. Para casos de pandemia, os seguros de vida e de saúde não tem cobertura. Porém, no caso da Covid-19 algumas seguradoras abriram mão dessa regra e possibilitaram a ajuda aos seus segurados.

Quais as vantagens do seguro de vida?

O seguro de vida é uma maneira de se proteger financeiramente contra diversas situações imprevisíveis que podem acontecer no decorrer da vida. Além da proteção financeira, separamos algumas vantagens que o seguro de vida proporciona.

  • amparo da renda familiar em caso da falta de um dos provedores financeiros, ou resultante de sua invalidez;
  • coberturas com indenização em vida;
  • isenção do imposto de renda;
  • indenização em até 30 dias (após o envio de toda a documentação);
  • o valor não entra em inventário.

Após a Pandemia do Covid-19 muitas pessoas procuraram este serviço para proteger seus familiares contra situações que não é possível prever ou não tem controle. Lembrando que uma pandemia normalmente não tem cobertura nos seguros, porém há diversas situações não planejadas que o seguro de vida cobre. Por isso, proteção e cuidado nunca são demais.

Se você ficou interessante em saber mais sobre os nossos serviços de seguro de vida, entre em contato online ou pelo fone: (47) 3222-0284.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *