Previdência Privada, você sabe as vantagens de se ter uma?

Quando pensamos no futuro, desejamos uma vida tranquila, financeiramente estável e segura para aproveitar da melhor forma. O planejamento financeiro para uma aposentadoria mais tranquila começa hoje, e a previdência privada pode ser uma ótima forma de cuidar do seu futuro.

Viver a melhor idade com tranquilidade é o que todos queremos. Para realizar esse objetivo, quanto antes começar o planejamento, melhor. Dessa forma é possível captar recursos de forma consciente sem deixar de viver o presente.

Com um bom planejamento é possível escolher as melhores opções para o que você deseja, evitando o estresse e tendo a certeza de um retorno financeiro. A previdência privada é muito utilizada quando procuramos alternativas para uma segurança financeira na aposentadoria, sucessão patrimonial e que ainda conta com diferentes benefícios. 

Com o objetivo de trazer mais informações sobre previdência privada, previdência social, quais as diferenças entre elas, e os benefícios que você encontra contratando esse serviço hoje, desenvolvemos esse conteúdo para você! Boa leitura.

Pessoa idosa escrevendo em um caderno
Conheça as vantagens em contratar um plano de previdência privada

O que é a previdência privada?

Vamos começar apresentando o que é a previdência privada, caso você ainda não conheça.

A previdência privada é uma aposentadoria particular. Ou seja, é um investimento financeiro que você realiza para o seu futuro, podendo complementar a previdência social paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garantindo um futuro financeiro mais confortável. 

A fiscalização da previdência privada fica por conta da Superintendência de Seguros Privados (Susep). No site da Susep é possível encontrar informações sobre as empresas credenciadas a realizar planos de previdência privada.

Existem diferentes formas de investir na previdência privada. Basicamente, é um investimento que você faz de forma mensal ou anual que vai rendendo com o passar do tempo. Por isso, quanto antes começar, mais o seu dinheiro irá render. Além disso, a previdência privada pode oferecer vantagens fiscais e complementar a renda no futuro.

Ao contratar uma previdência privada irão aparecer dois termos, PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). Na primeira opção é indicado para quem faz a declaração do imposto de renda completa, pois o imposto de renda incide sobre a totalidade do capital aplicado. Já na VGBL é indicado para quem faz o imposto de renda simplificado, pois o imposto incide sobre o rendimento.

Agora que você conheceu sobre a previdência privada, veja alguns pontos de diferença entre a previdência social que está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Qual a diferença entre previdência privada e previdência social?


O INSS é o órgão responsável por receber e realizar a distribuição dos pagamentos dos benefícios para os contribuintes. Todo empregado CLT faz a contribuição, que fica retida na folha de pagamento. Além da aposentadoria, o dinheiro arrecadado é utilizado para auxílio-doença e salário maternidade, por exemplo.

Já a previdência privada fica a critério de cada cidadão contratar ou não. Caso contrate a privada é possível receber a previdência social também, uma não anula a outra.

Além da escolha da previdência, existe a diferença na rentabilidade. A previdência oferecida pelo INSS possui uma série de regras que devem ser preenchidas para poder ser utilizada, os pagamentos não são muito atrativos na maioria dos casos. Na previdência social para realizar o resgate são considerados a aposentadoria, por invalidez ou tempo de contribuição.

Já a previdência privada, possui mais flexibilidade, afinal são várias empresas que oferecem esse tipo de serviço. As formas de investimento são mais personalizadas, possuem melhores taxas de rentabilidade, variedade de prazos e formas de resgate.

No recolhimento dos valores para a previdência também há diferenças entre as duas. Na previdência social, como o pagamento é recolhido diretamente na folha, não há opção de pagar um valor diferente ou simplesmente não contribuir. A previdência privada possui diferentes opções quanto ao recolhimento do valor.

Resumindo as diferenças das previdências privadas e social:

  • Obrigatoriedade da previdência social e não obrigatoriedade na privada;
  • Diferença na rentabilidade do investimento;
  • Regras para o resgate mais rígidas para a social e mais flexíveis para a privada;
  • Diferença na forma e método de recolhimento dos valores.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre previdência privada, social e suas principais diferenças veja quais as vantagens em ter uma previdência privada.

Quais as vantagens em contratar uma previdência privada?

Os planos de previdência privada são investimentos para longo prazo, por isso, quanto maior o prazo de investimento e aplicação, melhor. O ideal seria você utilizar a previdência privada como um extra, assim você poderia ter as duas formas de previdência.

Na previdência privada você é quem decide o quanto vai investir por mês, se deseja fazer apenas uma vez ou quando deseja fazer aportes. Além disso, você pode fazer simulações para saber o quanto investir e por quanto tempo.

A forma de receber o dinheiro também fica ao seu critério, podendo ser alterada antes do fim do período.

  • Recebimento integral: recebe o valor investido de uma só vez;
  • Recebimento mensal: recebe um valor fixo mensal, com data de início e término; 
  • Recebimento vitalício: recebe um valor fixo a partir de uma data determinada, que continua sendo pago até a sua morte.

Ainda há a possibilidade de realizar a portabilidade da previdência privada para outros  planos de uma mesma instituição financeira ou para outra instituição.

Agora que você aprendeu sobre previdência privada e suas vantagens, entre em contato com um dos nossos atendentes e encontre a melhor opção para você!

A Sorella oferece diferentes opções de previdência privada com ótima liquidez, rentabilidade  e taxas de administração justas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *