Viagem de carro: dicas de como se planejar.

Esse ano todo mundo teve que mudar os planos e traçar novos objetivos, entre eles as viagens que estavam programadas. Uma maneira de adaptar esse plano é realizar um viagem de carro.

Aquela viagem dos sonhos que você planejou para esse ano teve que ser adiada, mas existem diferentes alternativas para você viajar após a quarentena.

Através de planejamento e criatividade é possível realizar uma viagem de carro com a família, sem deixar de lado a segurança.

Com a pandemia, a rotina do distanciamento social e a quarentena a saúde física e mental de muitas pessoas ficaram abaladas. Por isso, mudar os ares e conhecer um local diferente pode ser uma alternativa para renovar as esperanças.

Mesmo em uma pequena viagem em família os cuidados com a Covid-19 devem permanecer. Confira aqui as dicas para uma viagem de carro segura e divertida!

menina olhando mapa de viagem. carro ao fundo.

Como planejar uma viagem de carro?

Para algumas pessoas o planejamento da viagem é a parte mais divertida e importante, afinal nesse momento você sente a sensação boa de logo pôr o pé na estrada.

Viajar de carro não é simplesmente pegar o carro e sair. Antes disso é necessário verificar se a revisão está em dia e uma série de informações sobre o seu carro. Confira os cuidados com o carro antes de viajar.

Cuidados com o carro ao viajar

Verifique se a revisão do seu carro está em dia, caso não estiver, mande ele direto para a oficina. Esse é o primeiro passo para uma viagem tranquila e segura, afinal não queremos que uma viagem de descanso se torne um pesadelo.

A sua segurança e de sua família deve estar acima de tudo, e na revisão é possível corrigir problemas com o carro. Outro ponto importante da revisão é a economia. Evitando que ocorra algum desgaste e o conserto fique mais caro. Além disso o conforto e bem-estar são essenciais. Você não vai querer ficar parado na estrada esperando guincho, não é mesmo?

Anota aí o que é necessário verificar para uma viagem segura:

  • Revisão em dia
  • Troca de óleo 
  • Filtro e a água em dia
  • Nenhum tipo de vazamento
  • Freios e a direção funcionando, se necessário faça uma geometria e balanceamento
  • Qualidade dos pneus, do estepe e das luzes

Seu carro está em ordem? Sim! Para onde você vai?

O próximo passo é escolher o lugar que você deseja viajar.

Escolha o destino ideal

Para escolher o destino da sua viagem de carro é necessário levar em conta alguns pontos. 

  • Quanto tempo você tem para essa viagem?
  • Quem irá dirigir?
  • O motorista gosta de passar muito tempo no volante ou não?
  • Evite lugares movimentados.

Esses pontos servem como guia para uma viagem tranquila, pois não adianta nada passar horas no carro e não aproveitar o destino. Além disso, tem muitas pessoas que não se sentem bem em ficar muitas horas dentro do carro, analise isso para todos aproveitarem o caminho e o destino.

Nesse momento em que o turismo está voltando, dê preferência para locais próximo da região ou cidade que você mora. Dessa forma você contribui para a economia local.

Viajar na Pandemia só se estiver muito bem preparado e seguindo todos os cuidados necessários. Não esqueça dos itens essenciais nessa viagem: álcool em gel e máscaras.

Opte por pousadas, chalés ou hotéis que você não tenha contato próximo com muitas pessoas. Podendo ser em um campo, na praia ou no interior, aquilo que você e sua família preferirem.

Há tantos lugares bonitos e diferentes ao nosso redor que muitas vezes não nos damos conta, pesquise e encontre aquele que é a sua cara.

Após escolher o destino, monte seu roteiro, pesquise pela melhor rota, defina horários de chegada e saída, reserve o espaço com antecedência, se necessário, faça as malas e boa viagem. 

Cuidado na estrada e boa viagem

Depois de todo o planejamento e cuidado no momento de montar o seu roteiro e preparar o carro, chegou a hora de viajar.

A viagem de carro deve ser um momento para estar com a família, sair da rotina, conhecer um lugar e se divertir. Aproveite o caminho, não apenas o destino. Use o tempo da viagem para conversar com sua família, para trocar ideias, contar histórias e se divertir muito.

Planeje a sua rota, pesquise sobre as estradas que irá fazer e tenha muito cuidado no trânsito. Respeite o limite de velocidade, não dirija cansado e siga as leis de trânsito. Esse momento não é para correr e tentar chegar antes, é um momento para curtir e aproveitar cada instante.

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente qual a sua próxima viagem de carro ou os lugares que você deseja conhecer. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *