Associação de seguros, você sabe o que é?

Você já deve ter ouvido falar de seguros, principalmente por aqui, mas e associação de seguros? Esse assunto é novo para você? Então você está no lugar certo!

Os seguros e as associações de seguros são serviços diferentes, mas muitas vezes podem ser confundidos e soam como se fosse a mesma coisa. Para você entender melhor sobre esse assunto, e não cair na conversa de qualquer um, trouxemos algumas informações importantes.

Nesse post iremos explicar o que é associação de seguros, se esse serviço é legal perante a lei, qual a diferença entre ele e um seguro normal e quais pontos para prestar atenção na hora de contratar o serviço. Acompanhe!

seguros ou associações de seguros?

O que é associação de seguros?

Associação de seguros também pode ser conhecido como proteção veicular, proteção patrimonial ou outro nome que remete ao objetivo do serviço. Diferente do que muitas pessoas pensam, as associações de seguros não são comercializadas por seguradoras.

As associações de seguros normalmente funcionam através de uma rede de benefícios.

O funcionamento das associação de seguros é através de um grupo de pessoas que compartilham as despesas que podem acontecer em diferentes situações, como roubo, furto, acidentes ou colisões de veículos. 

A situação vai depender do objetivo da associação de seguros e esse valor é dividido entre os associados.

Cada associação deve ter um estatuto e rede de benefícios para atender a necessidade e o objetivo do associado. Caso for contratar um serviço de associação de seguros é importante verificar esses documentos e pesquisar sobre a empresa para não correr o risco de contratar um serviço indesejado.

As associações de seguros são ilegais?

Esse é um ponto bem importante sobre as associações de seguros, muitas pessoas ficam em dúvida se esse serviço está dentro da lei. As associações para proteção de interesses mútuos é permitida e regulamentada pela Constituição e Código Civil.

Porém elas não são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados, (SUSEP). Órgão responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil ligado ao Ministério da Fazenda.

Lembrando que as empresas que vendem esse tipo de serviço não são seguradoras, mas eles podem ser comercializado no Brasil.

Qual a diferença entre seguros e associação de seguros?

Por serem serviços diferentes, os seguros e as associações possuem características próprias. Confira aqui algumas das diferenças entre esses dois serviços.

  • Apólice: as associações não emitem apólice. Nas apólice constam detalhadamente os direitos e deveres tanto do segurado como da seguradora.
  • Cobertura: nas associações as coberturas normalmente são as mais comuns, já nos seguros você pode encontrar coberturas específicas. 
  • Pagamento: no caso das seguradoras a indenização deve ser realizada em até 30 dias conforme a lei. No caso das associações vai depender do valor disponível em caixa.

Lembrando que, para cada seguro e para cada associação deve ser levado em considerações as regras das empresas fornecedoras. De uma empresa para outra, mesmo se for o mesmo tipo de serviço, podem haver características diferentes.

O que ficar atento na hora de contratar um seguro ou uma associação?

No momento de contratar um serviço, seja ele qual for, é indispensável ler e compreender todas as cláusulas. Antes de assinar qualquer contrato deve ser sanado todas as dúvidas e entendido como irá funcionar os processos daquela empresa.

Esse já é o primeiro passo para não ter dores de cabeça no futuro. Confira quais outros pontos também são importantes no momento da escolha do serviço.

Para associação de seguro:

  • Procurar o estatuto e registrado em cartório da associação;
  • verificar se o CNPJ está regularizado;
  • verificar se existe uma sede física e visitar a associação;
  • verificar com amigos, conhecidos e relatos na internet sobre a associação. Nesse ponto é importante destacar que a pesquisa deve ser bem aprofundada, pois você pode encontrar casos que o associado não teve sucesso.

Já no casos das seguradoras também é importante verificar alguns pontos, são eles:

  • Verificar se a seguradora é registrada na SUSEP;
  • qual o valor da franquia;
  • entender o que o seu seguro cobre;
  • pesquisar sobre a reputação da seguradora também. Conhecer o relato de outras pessoas pode te prevenir de dificuldades futuras.

E por último, faça uma comparação entre as propostas, seja elas de associações ou seguradoras. Somente assim você irá encontrar o serviço que melhor atende a sua necessidade sem passar por dificuldades no futuro. 

Gostou de aprender um pouco mais sobre o mundo dos seguros? Agora você já sabe o que é associação de seguros e não irá passar por dificuldades na hora de adquirir o serviço. Se você procura por um seguro, entre em contato com a Sorella e faça uma cotação online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *