Entenda como funciona o seguro saúde e a cobertura para COVID-19.

A pandemia do Covid-19 chegou de repente e mudou a vida de todos. Mudamos nossa rotina e começamos a prestar atenção nas recomendações básicas como, lavar sempre as mãos, utilizar álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Além disso, o cuidado planejamento entraram em pauta, como a procura por seguro saúde e seguro de vida que aumentou.

Como forma de se prevenir contra o pior, a contratação de seguro saúde tornou-se uma alternativa. No início da pandemia os seguros de vida e saúde não tinham cobertura para esse serviço, hoje a situação mudou.

Se você ficou curioso e quer entender a diferença entre plano de saúde e seguro saúde, como funciona o seguro saúde, o que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz sobre a cobertura para Covid-19, acompanhe o nosso post. Boa leitura!

seguro saude

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

O plano de saúde é fornecido por uma empresa que possui uma rede de atendimentos médicos com diferentes especializações. No momento da utilização do plano de saúde é necessário consultar quais profissionais, hospitais e clínicas atendem nessa rede.

Já para o seguro saúde o serviço conta ainda com um diferencial, além da rede de atendimento credenciada em que o contratante pode utilizar, no seguro saúde é possível realizar o reembolso do valor após a utilização do serviço fora da rede credenciada, realizado no local desejado pelo contratante. Os serviços utilizados e o reembolso devem ser de acordo com o contrato realizado com a seguradora.

Ambos são regulamentados pela ANS. Por isso, no momento da contratação deve ser de encontrato um seguro que cubra todas as necessidades.

Como funciona o seguro saúde?

O seguro saúde pode ser contratado por empresas, a partir de três vidas, proporcionando qualidade de vida para seus colaboradores. Essa é uma ótima maneira de reter talentos, oferecer algo a mais.

No seguro saúde, cada serviço possui suas peculiaridades, como abrangência e adicionais, desconto em farmácias, academias e SPAs. Essas informações devem ser verificadas diretamente com a corretora, pois algumas tratam esse tipo de serviço como um bônus.

As modalidades mais comuns são ambulatoriais e hospitalares, mas é importante ressaltar que depende sempre de cada contrato e seguradora. Algumas oferecem benefícios especiais de acordo com o número de vidas registrado, como para empresas que possuem mais de 100 colaboradores.

Os serviços mais comuns oferecidos são:

  • Ambulatoriais: cobertura para consultas, exames, cirurgias, internações hospitalares e partos;
  • Hospitalares: possui assistência hospitalar, que incluí despesas com internações clínicas ou cirúrgicas.
  • Referência: é a junção dos serviços ambulatorial, hospitalar e obstétrica. É um dos mais completos e pode oferecer até cirurgias e alguns transplantes, desde que previstos no rol da ANS.

De operadora para operadora algumas especialidades e serviços médicos podem mudar. Fique atento aos serviços que são cobertos, a portabilidade e o tempo de carência. Isso evita futuras frustrações e situações difíceis com o seguro contratado.

Qual a obrigatoriedade dos seguro saúde com a Covid-19?

A partir de 13 de maio a ANS aprovou a inclusão do exame de detecção do Coronavírus no seu Rol de Procedimentos obrigatórios para os usuários dos planos de saúde. O teste será coberto para as segmentações ambulatoriais, hospitalares ou referência. 

A realização do teste só deve ser feita com indicação médica de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde. Além disso, o beneficiário deve consultar a operadora ou seguradora do seu plano de saúde para verificar os locais da realização do teste, caso indicado pelo médico.

Os seguros saúde já têm cobertura para o tratamento. Lembrando sempre, que será de acordo com o segmento do seguro. Para o ambulatorial terá direito a consultas, exames e terapias, já o hospitalar dá direito a internação.

Mesmo com as obrigações da ANS o melhor mesmo é se proteger para não ficar doente. O Brasil já passou de 50 mil mortos por causa da Covid-19. Ser consciente sobre a situação é o primeiro passo para não aumentar ainda mais esse número.

Independente se você possui um seguro de saúde ou não, ainda não foi encontrando uma vacina para a Covid-19. Por isso, é de extrema importância manter os cuidados básicos para não ser um transmissor da doença e colocar a vida das outras pessoas em risco.

  • Lave sempre as mãos;
  • use álcool em gel;
  • use máscara corretamente, cobrindo a boca eo nariz;
  • evite sair de casa ou encontrar outras pessoas.

Se você tem alguma dúvida sobre seguro saúde ou gostaria de realizar um orçamento, entre em contato conosco online ou pelo fone: (47) 3222-0284.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *