Renda comprometida? Conheça a DIT, diária por incapacidade temporária.

Você saberia como se prevenir caso tivesse a sua renda comprometida? 

A taxa de desemprego no Brasil chega 13,3%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, 12,8 milhões de brasileiros. O impacto na economia e na vida dessas famílias é enorme.

Para os profissionais liberais essa dúvida pode ser ainda mais alarmante, caso alguma dificuldade impossibilite a prática profissional. Quer saber como se prevenir? A gente te ajuda a encontrar uma forma de se preparar caso ocorra o comprometimento da sua renda.

Com o Seguro de Vida é possível se proteger e prevenir para situações que há o comprometimento da sua renda. Isso mesmo, o seguro de vida além de auxiliar você e sua família em situações relacionadas a doenças, despesas médicas, morte e invalidez, é uma ótima opção para quem teve a perda da renda.

Neste post iremos te explicar sobre a cobertura diária por incapacidade temporária ou DIT, que é contratado com o Seguro de Vida. Boa leitura!

renda comprometida - seguro de vida - DIT

Renda comprometida: o que é a Cobertura Diária por Incapacidade Temporária ou DIT?

Prevenção e planejamento são essenciais para evitar surpresas desagradáveis. Como não temos controle sobre o dia de amanhã, a melhor escolha é se preparar para o futuro. Para isso, a renda protegia é uma opção.

Ao contratar um Seguro de Vida você pode escolher por planos mais simples ou mais abrangentes. Dependendo da escolha, os tipos de cobertura vão mudar. Conheça algumas das coberturas do Seguro de Vida.

  • Diária por Incapacidade Temporária (DIT);
  • doenças graves;
  • antecipação por doença;
  • despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;

A cobertura que iremos tratar hoje é Diária por Incapacidade Temporária. Esse serviço é contratado através do Seguro de Vida. O benefício prevê o pagamento da renda contratada em caso de afastamento da atividade profissional, decorrido de acidente ou doença, cobertos pelo seguro. 

Ou seja, a cobertura é válida somente para os casos que ocorre o afastamento do segurado que, por motivo de acidente pessoal venha a ficar distante totalmente de qualquer atividade relativa à sua profissão ou ocupação, de forma contínua e temporária.

Ficou na dúvida do que a DIT cobre ou não cobre? Esse é o tema do nosso próximo tópico.

O que a DIT cobre e não cobre?

Basicamente a sua cobertura é para situações em que houve a impossibilidade de exercer a sua atividade remunerada. Que pode ocorrer durante o período do tratamento médico, em consequência de doença ou acidente pessoal coberto.

Lembre-se de verificar com a sua seguradora quais acidentes pessoais são cobertos.

Algumas empresas oferecem cobertura para doenças como LER, hérnias e DORT. Porém, cada seguradora tem a liberdade de incluir ou não essas patologias. É importante que o você confira qual o plano está contratando para saber as particularidades da cobertura e ter conhecimento dos riscos excluídos.

Para situações em que houve a demissão ou encerramento de atividades autônomas, como o cancelamento do MEI, não há cobertura para o DIT.

Para poder utilizar esse serviço é necessário saber como realizar a sua contratação e a solicitação do pagamento.

Como contratar a DIT?

Para contratar a cobertura de Diária por Incapacidade Temporária é necessário comprovar seus rendimentos através da declaração do imposto de renda, folha de pagamento ou extratos bancários dos últimos 3 meses.

Como realizar a solicitação de pagamento da DIT?

Para solicitar o pagamento é necessário verificar algumas informações com a sua seguradora. Tempo de franquia e carência são realizados de acordo com a política de cada empresa. Solicite com a sua seguradora essa informação.

A franquia, basicamente, é o período não indenizado de afastamento. Por exemplo, quando você solicita 60 dias e a franquia é de 10 dias, você só recebe 50 diárias. Lembre-se, esses valores podem mudar de seguradora para seguradora, solicite essa informação na realização do contrato.

Para receber os valores, primeiramente, é necessário realizar uma avaliação médica. Comprovado o afastamento do trabalho, o médico emitirá um atestado com as informações sobre o motivo do distanciamento. Com esse atestado você consegue dar a entrada na solicitação de recebimento da DIT.

Verifique toda a documentação necessária que a sua seguradora exige para realizar o pagamento. É possível ser solicitado exames complementares e um prontuário de internação. E se necessário, a seguradora pode solicitar uma perícia, que será realizada pelos médicos indicados.

A diária por incapacidade temporária é paga apenas nos dias em que você estiver afastado. O período de afastamento vai depender do tipo de franquia contratada e determinação médica. Fique atento e confirme essas informações diretamente com a sua seguradora.

O pagamento do benefício é realizado por diárias, que será de acordo com o valor estipulado na apólice de seguro contratado. É necessário que você realize a comprovação do afastamento de todas as atividades remuneradas para receber o pagamento. A partir do momento em que você retorna ao trabalho, o pagamento é extinto.

Agora que você tem todas essas informações, que tal pensar no futuro e realizar um seguro com a cobertura DIT? Acesse o nosso blog e veja Seguro de vida, tudo o que você precisa saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *