Benefícios do seguro residencial para proprietários e inquilinos, saiba mais aqui.

Benefícios do seguro residencial para donos e inquilinos

Quando se fala em seguro residencial, logo se pensa em seguro para a casa própria. É muito importante proteger seu imóvel logo após a compra, mas o seguro residencial também serve para imóveis alugados.

Segundo dados do pesquisador do Insper, Sergio Firpo, em 2018 17% dos domicílios particulares eram alugados. São muitas famílias vivendo em residências alugadas, por isso o cuidado e a tranquilidade em ter um seguro residencial vai além da casa própria. Leia também sobre os 3 principais seguros para investir.

Neste conteúdo iremos trazer os benefícios do seguro residencial para proprietários e inquilinos, em residências alugadas; quais os tipos de coberturas e as responsabilidades de cada um.

Benefícios do seguro residencial para donos e inquilinos

Quais os benefícios do seguro residencial para proprietários e inquilinos?

O seguro residencial em si, previne muito estresse diante de uma situação indesejada. Seja para o locador ou para o locatário. Dependendo do tipo de seguro residencial contratado e suas coberturas, os benefícios para o locador são:

  • indenização contra danos causados ao imóvel;
  • em caso de sinistro, receber a indenização para o reparo do imóvel;
  • tranquilidade em saber que o seu imóvel, muitas vezes provedor de uma fonte de renda extra, está bem cuidado;
  • recebimento do aluguel caso o imóvel seja impossibilitado para o uso.

Uma das coberturas mais interessantes no aluguel da residência é a cobertura de perda ou pagamento de aluguel. Caso aconteça um sinistro no imóvel e o inquilino precisar sair da residência, o seguro paga para o proprietário o valor do aluguel.

Essa é uma das grandes vantagens na contratação do seguro residencial para imóveis alugados. O locador possui coberturas padrões caso algo aconteça e não deixa de receber o valor do aluguel enquanto regulariza a situação.

Para o inquilino os benefícios são:

  • serviço de assistência 24h como: chaveiro, reparos hidráulicos, elétricos e de linha branca;
  • coberturas adicionais para danos elétricos, roubo/furto e vidros quebrados;
  • tranquilidade e segurança em ter proteção caso uma situação desagradável aconteça;
  • economia na vida financeira por ter serviços de assistência 24h.

Conheça um pouco mais sobre as coberturas do seguro residencial.

Quais as coberturas no seguro residencial para imóveis alugados?

As coberturas do seguro residencial, para casa própria ou alugada, dependerá da escolha no momento da contratação do serviço. Por lei, o básico a ser oferecido é o seguro contra incêndio, converse com o seu corretor e encontre uma opção que melhor te atende. 

Há diversas coberturas que o seguro residencial pode oferecer, algumas das coberturas são: 

  • Incêndio, explosão e raios; 
  • roubo e furto qualificado;
  • danos elétricos;
  • desmoronamento;
  • vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo;
  • quebra de vidros;
  • responsabilidade civil familiar;
  • vazamentos e tubulações;
  • assistência 24h;
  • perda ou pagamento de aluguel.

Quem é o responsável, proprietário ou inquilino, na contratação do seguro residencial?

De acordo com a Lei n.º 8.245, de 1991, conhecida como a Lei do Inquilinato, é recomendável a contratação do seguro residencial para imóvel alugado. 

Segundo a Lei, é de responsabilidade do proprietário fazer o pagamento de taxas, impostos e do seguro contra incêndio, porém o que entra em vigor é o contrato de locação. Ao receber o contrato leia atentamente todas as cláusulas e solicite uma cópia da apólice do seguro residencial.

Uma boa opção é solicitar ao seu corretor de seguros a contratação da importância da segurada separada, uma que engloba o imovel e área externa, e outra para o interior do imóvel. Para saber mais sobre a importância de contratar um corretor de seguros, acesse o link.

Quem irá receber a indenização em caso de sinistro vai depender do tipo de seguro contratado. Se for com coberturas básicas e de reconstrução, a indenização será para o proprietário. Se o seguro incluir coberturas para itens dentro do imóvel, a indenização da reconstrução vai para o locador e a de itens do imóvel para o inquilino.

Se você é o locador ou o inquilino não deixe de pesquisar e questionar sobre o seguro residencial, as vantagens, segurança e proteção do imóvel são muito maiores que o valor pago. Faça uma cotação online, fácil e rápida, do seguro residencial!

Você ainda possui alguma dúvida sobre seguro residencial para imóveis alugados? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que iremos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *