Conheça mais sobre o seguro carta verde.

No universo dos seguros existem diversas modalidades e serviços, alguns bem conhecidos e outros nem tanto, e o seguro carta verde é um deles.

Você já ouviu falar sobre essa modalidade de seguro? Se ainda não conhece ou conhece poucas informações sobre o seguro carta verde, acompanhe esse texto e fique por dentro.

Hoje iremos explicar o que é o seguro carta verde, para quem se destina esse serviço, qual a finalidade, as coberturas e quando é o melhor momento para contratar. Ficou curioso? Confira o texto e boa leitura.

viagem de carro

 

O que é o seguro carta verde?

Sabe aquela viagem romântica para a Argentina, um passeio pelas maravilhosas paisagens do Chile, ou um bate e volta no Paraguai? Se você já pensou em realizar uma dessas viagens e, principalmente, realizar elas de carro, você vai precisar do seguro carta verde!

Mas o que esses países têm em comum para precisar de um seguro especial? A gente te conta.

O Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai participam de um grupo econômico chamado 

Mercosul, que se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Nesse grupo econômico há algumas regras que devem ser seguidas, entre elas, o seguro carta verde.

O seguro carta verde é um seguro obrigatório para todos os veículos, não importa se próprios ou alugados, que ingressam em países que participam do Mercosul.

Quer saber porque ter um seguro comum entre esses países? Acompanhe o texto.

Qual a finalidade do seguro carta verde?

O principal objetivo do seguro carta verde é a proteção dos pedestres e motoristas locais. Ou seja, esse tipo de seguro é voltado para quem mora na região que você está visitando.

Consideramos assim, que o seguro carta verde é voltado para terceiros, mas você sabe tudo o que ele cobre? A gente te conta.

Qual a cobertura do seguro carta verde?

As principais coberturas do seguro carta verde são bem simples e práticas, listamos elas aqui para você não ter nenhuma dúvida. Lembre-se sempre de ler e estar ciente do que a sua seguradora propõe sobre esse serviço.

  • danos materiais causados a terceiros; 
  • danos corporais como morte, invalidez permanente e despesas hospitalares causados a terceiros;
  • honorários de advogado para o segurado e qualquer custo judicial.

Lembrando que por se tratar de um seguro fora do território brasileiro os valores são calculados em dólares americano. E os eventos cobertos devem ocorrer fora do país de matrícula do veículo.

Os valores indenizados são de 40 mil dólares por pessoa para morte, despesas médico-hospitalares e/ou danos pessoais e de 20 mil dólares por danos materiais para terceiros. Para os honorários dos advogados limita-se a 50% do valor da indenização paga ao segurado.

Agora que sabemos o que é o seguro carta verde, qual a sua finalidade e quais as coberturas oferecidas, só resta saber qual o momento ideal para contratar esse serviço.

Quando contratar o seguro carta verde?

Realizar uma viagem com os amigos ou com a família requer muito planejamento, ainda mais se a viagem for de carro. Os cuidados e preparativos antes da data devem ser minuciosamente verificados.

Além dos locais para visitar, data da viagem, quem será o motorista, os locais de parada e a revisão do carro, quando se trata de uma viagem para os países da américa do sul a carta verde tem que estar em mãos no dia partida.

Para realizar o seguro carta verde entre em contato com a sua seguradora e pergunte sobre esse serviço. Nesse momento é importante ter as datas da viagem definidas, pois o seguro carta verde considera o período de circulação do veículo no país visitado. O período máximo desse seguro é de um ano.

É importante realizar a solicitação antes da data da viagem para evitar possíveis atrasos na emissão do seguro, pois em muitos casos a liberação só é concedida após a confirmação do pagamento.

E se você acha que esse tipo de serviço não é necessário, saiba que a falta do seguro carta verde impede a circulação do veículo no país que está sendo visitado. Para não ter uma péssima experiência na sua viagem, inclua no seu planejamento esse serviço.

Se você pretende realizar no próximo ano uma viagem pelo Brasil, confira as nossas dicas para uma viagem de carro segura e se a ideia é ir um pouquinho mais longe, adicione na sua lista o seguro carta verde. 

Para a sua próxima viagem pelo Mercosul não se esqueça de fazer uma cotação para o seguro Carta Verde e boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *