Conheça mais sobre o Dia Internacional da Mulher.

Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data celebrada em empresas, escolas, instituições públicas e na família. 

Para o comércio, a data se tornou mais um momento de homenagear e presentear as mulheres. É comum enviar flores, jóias, chocolates e presentes no geral, tudo para a data não passar em branco.

Mas além de toda a celebração e confraternização a respeito do dia, acontece muitos atos políticos, como protestos sobre a comemoração do dia da mulher. São reivindicações pela igualdade de direitos, salários e liberdade.

Mas você sabe a origem dessa data? Onde e como surgiu? Qual a relação com empoderamento feminino? E qual a história da Sorella Seguros? Não se preocupe, a gente te conta tudo!

Origem do Dia Internacional da Mulher

São diferentes histórias sobre a real origem do Dia Internacional da Mulher. Todas marcadas por muita dor, luta, coragem e força.

A história conta que em 25 de março de 1911 houve um grande incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos. O incêndio ocorreu em Nova York na Triangle Shirtwaist Company, onde 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.

As causas do acidente foram devido as péssimas condições do local, como a sua instalação elétrica, composição do solo, as repartições e a grande quantidade de tecidos que tinha na fábrica, servindo como combustível para o fogo.

Sem contar que na época, não havia preocupação com a saúde e qualidade de trabalho dos funcionários. Muitos trabalhavam 16 horas por dia e não tinham nenhum equipamento de proteção, treinamento ou segurança para realizar as atividades. Não apenas nos Estados Unidos, mas em diversos países, as más condições enfrentadas pelos trabalhadores durante a Revolução Industrial estavam presentes. 

Em resposta a inúmeras culturas que menosprezavam as mulheres, as greves e protestos eram a forma encontrada para igualar e melhorar direitos, empregos e salários das mulheres, pois em muitas profissões somente os homens poderiam exercer.

Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data em 1975, para destacar e empoderar as mulheres.

O empoderamento feminino e a busca por reconhecimento

Hoje enfrentamos uma luta diferente, mas que teve início lá trás. Se podemos votar, trabalhar, estudar, viajar ou dirigir carros é porque houve muitas mulheres de coragem e força.

O empoderamento feminino é um movimento que prega mais do que a igualdade entre homens e mulheres. Seu objetivo é garantir que as mulheres tenham poder de escolha, participação política e econômica na sociedade. E principalmente, possam decidir sobre suas vidas pessoais e profissionais sem depender de ninguém e não ser julgadas por isso.

Todos esses movimentos e lutas são direcionado para um único ponto, respeito. Hoje, muitas empresas estão trabalhando para mudar conceitos e culturas que até então não eram questionadas, como é o caso da peça de roupa denominada ‘tomara que caia’, que tem um cunho sexista.

Ou situações que eram vistas como impossíveis, alinhar carreira e maternidade, mas hoje a co-fundadora de uma das maiores empresas do Brasil estar grávida na capa da maior revista de negócios. Cada pequeno avanço no empoderamento feminino deve ser celebrado todos os dias, não apenas no dia 8 de março. Pois, além de flores, presentes e chocolates, o que as mulheres desejam todos os dias é respeito e igualdade.

Sorella Seguros, uma história escrita por mulheres de garra

A Sorella começou de um sonho de amigas, que com muita garra, determinação, união e força feminina virou realidade.

Os 20 anos de história são resultado de muito trabalho, dedicação, comprometimento e amor por todos que fizeram parte dos capítulos desse livro. Foram muitos desafios encontrados, em um ramo competitivo, predominado por homens, mas nunca faltou conhecimento, amor e coragem para provar que são capazes.

Apesar de todas as dificuldades existentes no caminho nunca deixaram de sonhar e fazer acontecer. Do primeiro cartão de visita, à sala emprestada, o primeiro outdoor até a mudança para a sede própria em 2004 que já contava com 7 mulheres. Era o começo de uma história de sucesso, com muita determinação, planejamento e amor pelo negócio.

A Sorella Seguros é uma das maiores corretoras de seguro de Santa Catarina e conta com mais de 80% de colaboradores mulheres.

Fundadoras Sorella Seguros

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), 55% da mão de obra no setor segurador são de mulheres. 

Por isso, não somente neste 8 de março, mas em todos os dias, queremos parabenizar as mulheres que fazem seu trabalho com amor, com força, que lutam e enfrentam diferentes dificuldades todos os dias para que as futuras gerações de mulheres possam desfrutar dessas conquistas também.

No Dia Internacional da Mulher reconheça a força do poder de uma mulher, suas lutas, conquistas e histórias. Celebre as realizações e apoie as batalhas que ainda é necessário combater.

Compartilhe esse texto com as mulheres que são exemplos pra você. Todas que inspiram a ser melhor, a nunca desistir, que te dão força e coragem para continuar. Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as guerreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *