Responsabilidade Civil: Um seguro que já é presente na sua vida e talvez você não saiba.

Responsabilidade Civil Um seguro que já é presente na sua vida e talvez você não saiba

Antes de falarmos sobre o Seguro, vamos entender o conceito isolado de Responsabilidade Civil:

Trata-se da obrigatoriedade em repararmos os danos que causamos a terceiros.

Como toda atividade humana pode causar aos outros uma forma ou outra de prejuízo, o Seguro de Responsabilidade Civil prevê justamente que, quando um ato involuntário causar danos corporais ou materiais, exista uma garantia de reembolso.

Alguns seguros incluem a cobertura de Responsabilidade Civil e, ao mesmo tempo, trata-se de um seguro que também pode ser contratado de forma isolada. Veja abaixo:

 

Cobertura de Responsabilidade Civil inclusa em outros seguros:

Quando nos envolvemos em um acidente de automóvel, por exemplo, a indenização que é paga pela cobertura de danos causados a terceiros pelo Seguro Auto nada mais é que uma forma de Responsabilidade Civil.

Também no Seguro Residencial pode-se incluir a cobertura Responsabilidade Civil Familiar. Graças a esta cobertura, pode-se ter garantia para situações como estas: nosso cão morde o vizinho, ou nosso filho quebra um vaso em uma visita ao shopping, entre outras situações.

Já o Seguro Compreensivo Empresarial (seguro patrimonial de empresas), pode ter a cobertura Responsabilidade Civil Empregador, que pode servir para uma situação como esta: Mesmo já tendo recebido a indenização de invalidez do Seguro de Vida, por exemplo, nada impede que um colaborador venha a processar a empresa. Assim, esta cobertura protege o patrimônio do empregador, pois garante o ressarcimento, cobrindo também honorários advocatícios, sendo especialmente interessante para empresas em que os colaboradores tem riscos de acidentes.

 

Seguros específicos de Responsabilidade Civil:

  • Seguro D&O (Directors and Officers Liability Insurance), ou Seguro de Responsabilidade Civil dos Diretores e Administradores:
    Proteção para o patrimônio pessoal de Administradores e Diretores para situações em que, enquanto tomadores de decisão, estão sujeitos à legislação brasileira no que diz respeito à possibilidade da responsabilização pessoal (individual, solidária e subsidiária) dos administradores, conforme códigos Tributário, do Consumidor, Penal, entre outros.
    Curiosamente, este seguro pode ser retroativo. Ou seja: pode ter cobertura para reclamações de fatos geradores anteriores à contratação, com a condição de que o processo ainda não esteja em andamento.

 

  • Responsabilidade Civil Profissional:
    Quando os profissionais (Ex.: Contadores, Advogados, Médicos, etc.) geram algum erro que cause prejuízos, o seguro já pode ser acionado mesmo para a tentativa de acordo. Normalmente abreviado para RC Profissional.

 

  • Responsabilidade Civil de Produto:
    Imagine que você é um fabricante de roupas, e um comprador do seu produto alega ter ficado com uma determinada alergia após o contato com a peça e resolva processar sua indústria. O seguro RC Produto vai reembolsar sua empresa quanto à valores devidos.

E existem outros seguros específicos ou coberturas de Responsabilidade Civil que podem ser inclusas nos seguros de outros ramos. Com as pessoas cada vez mais cientes dos seus direitos, o seguro de Responsabilidade Civil torna-se uma alternativa super acessível para evitar maiores dores de cabeça.

Para dúvidas ou cotações, entre em contato com a Sorella: 47 3222 0284 ou sorella@sorellaseguros.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *