Câncer de mama: o cuidado com a sua saúde.

Outubro chega e traz mais cor para as nossas vidas, mais rosa. Além da cor, vem junto com ele diversas propagandas e campanhas sobre a conscientização do câncer de mama. O câncer de mama é um tema extremamente importante, deve ser levado a sério e principalmente, acompanhado o ano todo.

Por ser uma doença que mais mata mulheres e que ainda carrega muito preconceito por trás, deve ser falada e discutida desde cedo. Segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que de 2020 até 2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, para cada ano.

Muitos fatores podem influenciar ou não no desenvolvimento da doença, mas somente a conscientização e o tratamento precoce podem fazer a diferença nessa história.

Vamos entender como o câncer de mama impacta na vida das mulheres, como ficar atento aos possíveis sinais e as maneiras de prevenir a doença. Acompanhe.

Equipe Sorella Seguros 2020 para a campanha do Outubro Rosa

Como o câncer de mama impacta na vida das mulheres?

A figura feminina tem uma importância muito grande em toda a história. O corpo feminino representa para alguns povos e épocas a maternidade e fertilidade. Para outros povos também é sinal de magia e força. E claro, revolução e luta.

Em diferentes épocas e para diferentes povos o corpo feminino, principalmente os seios, contribuíram e moldaram uma história, como trata o catálogo da exposição realizado entre o Inca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), A mulher e o câncer de mama no Brasil.

Hoje em dia, em muitas famílias, a mulher é a personagem principal no sustento e cuidado da casa. Tendo que trabalhar horas fora de casa e ainda cuidar da família. Sem contar nos padrões estéticos imposto pela sociedade, como forma de moldar em uma única forma histórias e pessoas com realidades diferentes.

O câncer de mama, assim como muitas doenças, é um vilão que vem acabar com sonhos e com a autoestima das mulheres. Mas através da conscientização, prevenção e autoexame é possível reforçar o cuidado com a saúde e se proteger.

Alguns seguros de vida voltados para as mulheres também realizam a cobertura para câncer. Cobrindo os valores durante o tratamento e indenizando a família em caso de morte.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja como ficar atendo aos sinais do seu corpo e prevenir uma possível doença.

O câncer de mama dá sinais?

Quando algo não está funcionando como deveria o nosso corpo utiliza formas de sinalizar. Para o câncer de mama ele também apresenta alguns sinais que podem ser verificamos primeiramente no autoexame.

Preste atenção aos sinais:

  • Nódulo mamário endurecido, fixo e indolor;
  • mudança na pele, como retração;
  • a pele avermelhada na região da mama;
  • diferença de formato de uma mama para outra;
  • secreção de líquido no mamilo;
  • nódulos na região do pescoço ou nas axilas.

Realizei o autoexame sempre que achar necessário. Siga o passo a passo.

Primeiro observe em frente ao espelho, nesse momento você irá observar formato, cores e tamanho das mamas. Faça o procedimento com as mãos na cintura, estendidas ao lado do corpo e para cima:

  1. Com as mãos na cintura verifique o tamanho, o formato e o contorno das mamas;
  2. Observe se há alterações na pele da mama, na aréola ou no mamilo;
  3. Verifique se o sutiã deixa marcas em apenas uma das mamas, indicando inchaço;
  4. Deixe os braços soltos ao lado do corpo e observe as mamas novamente;
  5. Erga os braços e observe se há alterações.

Para verificar textura e possíveis caroços, faça o procedimento deitada apalpando a mama da seguinte forma:

  1. Deite com a cabeça apoiada na mão direita. Com a mão esquerda apalpe levemente toda a mama direita realizando movimentos circulares.
  2. Repita o movimento com o lado esquerdo.

Câncer de mama tem prevenção?

Manter uma vida saudável é a chave para prevenir diversas doenças e o câncer de mama é uma delas.

O desenvolvimento do câncer de mama pode vir de uma predisposição genética, mas se os cuidados com a saúde estiverem em dia, seu risco diminui.

Para ter uma vida mais saudável e prevenir o câncer de mama você pode seguir algumas dicas:

  • Mantenha o controle do seu peso corporal. A obesidade é um risco grave.
  • Tenha uma alimentação equilibrada
  • Pratique exercícios físicos

Um corpo saudável e forte evita diferentes doenças e contribui para a recuperação mais rápida de outras. Além disso, mantendo essas ações você contribui para uma melhor qualidade de vida.

Também é importante lembrar da realização do autoexame e ficar atento aos dos sinais do corpo. Em caso de dúvidas procure um médico de confiança, com o diagnóstico precoce é possível realizar o tratamento aumentando a possibilidade de cura.

Cuidado e prevenção nunca são demais. Procure ajuda sempre que achar necessário e não deixe os sinais do corpo passarem despercebidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *